A falta de investimentos nos últimos vinte anos criou um quadro caótico. Muitos professores, coordenadores e diretores diante das dificuldades do ensino público, são “obrigados” a aceitar o caminho mais fácil ou menos trabalhoso.
O país necessita de investimentos, para formar uma nação consciente, crítica e atuante. As propostas devem ser, viáveis e urgentes. Hoje não podemos falar somente em melhorar a qualidade do ensino público, mas sim em executar tarefas para implementar a qualidade no ensino.
Algumas sugestões:
-Diminuir a quantidade de alunos para no máximo 30 por sala
-Formar parcerias com editoras para que consiga livros para todos, em troca reduz os impostos da mesma
-Colocar estágiarios do ensino superior para auxiliar os professores nas salas
-Fomentar a participação da polícia dentro das escolas com o projeto PROERD
Mais informações no link abaixo:
http://www.policiamilitar.rj.gov.br/proerd-o-orgulho-na-policia-militar/
Antonio Alexandre
O blog tem como objetivo principal analisar os erros e acertos da educação brasileira.
domingo, 20 de junho de 2010
Aula dinâmica, rendimento em alta
Quem não se lembra daquela aula chata, em que o professor falava, falava, falava e você não entendia nada. Mas as aulas não precisam ser assim, atualmente os educadores possuem meios para tornar as aulas mais dinâmicas.
Renan Loschiavo é professor da rede estadual, e acha importante tanto para o feedback entre alunos e professor, quanto para o crescimento individual de cada aluno uma aula mais dinâmica.
Quais os meios dinâmicos que você utiliza para dar aulas?
pedras, mapas, bolinhas de isopor pra falar dos movimentos da terra e da lua, lanternas. Não posso utilizar mais coisas, pois a escola onde trabalho não possui essas tecnologias mais modernas.
E como é o rendimento dos alunos na aula?
o aproveitamento é bem melhor. Nas aulas práticas você reconhece o aluno mais ligado, mais esperto, mais malandro,o que tem raciocínio mais rápido.
O MEC dá algumas dicas do que pode ser usado nas aulas
http://sitemeu.net/qe2bo9/
Por Flávia Quintaneira
Renan Loschiavo é professor da rede estadual, e acha importante tanto para o feedback entre alunos e professor, quanto para o crescimento individual de cada aluno uma aula mais dinâmica.
Quais os meios dinâmicos que você utiliza para dar aulas?
pedras, mapas, bolinhas de isopor pra falar dos movimentos da terra e da lua, lanternas. Não posso utilizar mais coisas, pois a escola onde trabalho não possui essas tecnologias mais modernas.
E como é o rendimento dos alunos na aula?
o aproveitamento é bem melhor. Nas aulas práticas você reconhece o aluno mais ligado, mais esperto, mais malandro,o que tem raciocínio mais rápido.
O MEC dá algumas dicas do que pode ser usado nas aulas
http://sitemeu.net/qe2bo9/
Por Flávia Quintaneira
Você participa ativamente da vida escolar do seu filho?
A participação dos pais e responsáveis na vida escolar de uma criança é muito importante. Além de incentivar o crescimento intelectual, interfere de maneira positiva na qualidade de ensino.
Participar ativamente vai muito além de ir na escola levar e buscar o filho. Ela começa dentro de casa, quando o responsável incentiva a criança a gostar da escola e de estudar, busca saber da criança como foi o dia na escola, quais são so seus amigos da sala. Para isso o MEC dá alguma dicas importantes.
http://sitemeu.net/To7Ra9/
Roberto José Ferreira(56), além de professor também é pai e sabe da importância de participar da vida escolar de seu filho, que tem 3 anos.
Qual a importância de participar da vida escolar do seu filho?
os pais tem que acompanhar o desenvolvimento, dar a educação, ajudar nas dificuldades, acompanhar na escola também. Se esse grupo não funcionar bem, você não conseguirá acompanhar a evolução do seu filho.
Você costuma perguntar para o seu filho como foi o dia na escola?
Sempre pergunto. E também se tem dever de casa, se ele brincou, se lanchou, se obedeceu a professora.
Por Flávia Quntaneira
Participar ativamente vai muito além de ir na escola levar e buscar o filho. Ela começa dentro de casa, quando o responsável incentiva a criança a gostar da escola e de estudar, busca saber da criança como foi o dia na escola, quais são so seus amigos da sala. Para isso o MEC dá alguma dicas importantes.
http://sitemeu.net/To7Ra9/
Roberto José Ferreira(56), além de professor também é pai e sabe da importância de participar da vida escolar de seu filho, que tem 3 anos.
Qual a importância de participar da vida escolar do seu filho?
os pais tem que acompanhar o desenvolvimento, dar a educação, ajudar nas dificuldades, acompanhar na escola também. Se esse grupo não funcionar bem, você não conseguirá acompanhar a evolução do seu filho.
Você costuma perguntar para o seu filho como foi o dia na escola?
Sempre pergunto. E também se tem dever de casa, se ele brincou, se lanchou, se obedeceu a professora.
Por Flávia Quntaneira
Novo ENEM
O novo ENEM tem sua base fundamentada no modelo matemático conhecido como TRI (sigla para Teoria da Resposta ao Item). Explicando, na prova - como em todas as avaliações - há questões mais difíceis e questões mais fáceis. Este novo modelo não concorda que ambas possam valer uma mesma pontuação. Por isso, o o TRI dá à cada questão individualmente uma matriz de valores em que se permita atribuir maior pontuação à questão com maior grau de dificuldade e menor pontuação às questões com menor grau.
No momento da prova, os alunos não saberão qual questão vale mais ou menos. É por este motivo que um aluno que acertar menos questões poderá tirar uma nota maior que seu colega que tenha acertado mais. Outra consequência desse modelo matémático é que os alunos não terão mais uma "nota". Mas o Inep garante que todos os parâmetros avaliados e como feita a sua avaliação serão divulgados para que a avaliação fique clara para os alunos.
As matérias deixam de existir de forma separada. Agora, há uma interdisciplinaridade casando as ciências. A compreensão desse casamento estará sendo avaliada através dos pesos das questões que por sua vez estarão determinados em quatro matrizes que reunem o conteúdo que passa a ser tratado como: Linguagens, Código e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Antonio Alexandre
No momento da prova, os alunos não saberão qual questão vale mais ou menos. É por este motivo que um aluno que acertar menos questões poderá tirar uma nota maior que seu colega que tenha acertado mais. Outra consequência desse modelo matémático é que os alunos não terão mais uma "nota". Mas o Inep garante que todos os parâmetros avaliados e como feita a sua avaliação serão divulgados para que a avaliação fique clara para os alunos.
As matérias deixam de existir de forma separada. Agora, há uma interdisciplinaridade casando as ciências. A compreensão desse casamento estará sendo avaliada através dos pesos das questões que por sua vez estarão determinados em quatro matrizes que reunem o conteúdo que passa a ser tratado como: Linguagens, Código e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Antonio Alexandre
A importância das creches para o desenvolvimento infantil
Todos falam em creche, mas será que conhecem a verdadeira importância do espaço para a criança?
A creche é muito importante para o amadurecimenro da criança, pois ela aprende a dividir e partilhar o espaço, os brinquedos e o próprio sentimento.
De acordo com a diretora adjunta de uma creche municipal Carmen Lùcia Ferreira, a creche já teve como objetivo principal o cuidar. "A creche era o local onde as crianças eram deixadas para que um grupo de pessoas cuidassem delas, era um espaço onde elas comiam, dormiam e faziam sua higiene".
Como tudo muda, o cenário das creches também se modificou. Hoje a creche além de todas essas funções, ganhou um outra muito importante, que é a de orientar os conhecimentos básicos e necessários que servirão de alicerce para toda a vida educacional da criança.
De acordo com o MEC a educação infantil é uma etapa da etapa da educação básica, não um curso livre, e tem que ter objetivos educacionais; portanto, necessita de planejamento.
Para saber mais
http://sitemeu.net/ha3je9/
Por Flávia Quintaneira
A creche é muito importante para o amadurecimenro da criança, pois ela aprende a dividir e partilhar o espaço, os brinquedos e o próprio sentimento.
De acordo com a diretora adjunta de uma creche municipal Carmen Lùcia Ferreira, a creche já teve como objetivo principal o cuidar. "A creche era o local onde as crianças eram deixadas para que um grupo de pessoas cuidassem delas, era um espaço onde elas comiam, dormiam e faziam sua higiene".
Como tudo muda, o cenário das creches também se modificou. Hoje a creche além de todas essas funções, ganhou um outra muito importante, que é a de orientar os conhecimentos básicos e necessários que servirão de alicerce para toda a vida educacional da criança.
De acordo com o MEC a educação infantil é uma etapa da etapa da educação básica, não um curso livre, e tem que ter objetivos educacionais; portanto, necessita de planejamento.
Para saber mais
http://sitemeu.net/ha3je9/
Por Flávia Quintaneira
sábado, 19 de junho de 2010
Bullying nas escolas
O bullying é um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais, depressão. Segundo a pesquisa realizada pelo Ibope, dos 5.482 alunos de 5ª a 8ª série de 11 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro que foram ouvidos na pesquisa, mais de 40,5% admitem ter praticado ou ter sido vítimas de bullying.
Vitor Mirsky, hoje psicólogo, ja sofreu esse tipo de descriminação. "Eu sofrí porque estudava numa sala de repetentes, e eu era o mais novo tinha 13 anos. Até o dia que enfrentei o 3 líderes e passei a ser respeitado". Ele também disse que o bullying parece ser uma faceta de um problema maior gerado pelo nível de agressividade existente dentro das escolas, e ja esta saindo desse ambiente e indo para a Internet.
O que o praticante do bullying quer:
1) Obter força e poder;
2) Conquistar popularidade na escola;
3) Esconder o próprio medo, amedrontando aos demais;
4) Tornar outras pessoas infelizes, já que ele próprio é infeliz;
5) Vitimar outras pessoas por ter sido vítima de alguém no passado.
O que as vítimas devem fazer?
1) Evitar a companhia de quem pratica o bullying ou dos chamados “carrascos”;
2) Jamais falar com o agressor sozinho. É mais seguro falar com ele perto de outras pessoas;
3) Não responder às provocações;
4) Não manter a agressão em segredo. Não se deixar intimidar. Relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis.
Antonio Alexandre
Vitor Mirsky, hoje psicólogo, ja sofreu esse tipo de descriminação. "Eu sofrí porque estudava numa sala de repetentes, e eu era o mais novo tinha 13 anos. Até o dia que enfrentei o 3 líderes e passei a ser respeitado". Ele também disse que o bullying parece ser uma faceta de um problema maior gerado pelo nível de agressividade existente dentro das escolas, e ja esta saindo desse ambiente e indo para a Internet.
O que o praticante do bullying quer:
1) Obter força e poder;
2) Conquistar popularidade na escola;
3) Esconder o próprio medo, amedrontando aos demais;
4) Tornar outras pessoas infelizes, já que ele próprio é infeliz;
5) Vitimar outras pessoas por ter sido vítima de alguém no passado.
O que as vítimas devem fazer?
1) Evitar a companhia de quem pratica o bullying ou dos chamados “carrascos”;
2) Jamais falar com o agressor sozinho. É mais seguro falar com ele perto de outras pessoas;
3) Não responder às provocações;
4) Não manter a agressão em segredo. Não se deixar intimidar. Relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis.
Antonio Alexandre
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