domingo, 20 de junho de 2010

Novo ENEM

O novo ENEM tem sua base fundamentada no modelo matemático conhecido como TRI (sigla para Teoria da Resposta ao Item). Explicando, na prova - como em todas as avaliações - há questões mais difíceis e questões mais fáceis. Este novo modelo não concorda que ambas possam valer uma mesma pontuação. Por isso, o o TRI dá à cada questão individualmente uma matriz de valores em que se permita atribuir maior pontuação à questão com maior grau de dificuldade e menor pontuação às questões com menor grau.

No momento da prova, os alunos não saberão qual questão vale mais ou menos. É por este motivo que um aluno que acertar menos questões poderá tirar uma nota maior que seu colega que tenha acertado mais. Outra consequência desse modelo matémático é que os alunos não terão mais uma "nota". Mas o Inep garante que todos os parâmetros avaliados e como feita a sua avaliação serão divulgados para que a avaliação fique clara para os alunos.

As matérias deixam de existir de forma separada. Agora, há uma interdisciplinaridade casando as ciências. A compreensão desse casamento estará sendo avaliada através dos pesos das questões que por sua vez estarão determinados em quatro matrizes que reunem o conteúdo que passa a ser tratado como: Linguagens, Código e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Antonio Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário